Dicas e práticas para montar um e-mail marketing eficiente

13 de julho de 2012 por com 0 e 0
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Hoje nosso artigo traz dicas de como criar seu e-mail marketing. Falaremos sobre especificações técnicas e alguns detalhes que fazem a diferença na montagem de sua lâmina para divulgar a campanha. Para não correr o risco de perder algum detalhe, nossa primeira dica é: imprima um check-list de desenvolvimento da sua ação.

Tamanhos e dimensões no e-mail marketing:

Este é um ponto importantíssimo para a montagem do seu Mail Marketing. Muitos usuários de e-mail como (Gmail, Yahoo, Hotmail, etc) não deixam que e-mails com imagens muito grandes ou muito pesado fiquem na caixa de entrada. Isso pode fazer com que seu e-mail não tenha eficiência e seja direcionado para a caixa de SPAM automaticamente.

  • HTML no máximo: 20kb (prefira utilizar 10kb).
  • As imagens usadas no corpo do e-mail devem chegar até no máximo 45kb (use preferencialmente com no máximo 20kb).
  • O código HTML mais as imagens podem chegar até 50kb (prefira sempre menos. Utilize 25kb).
  • A largura da peça no e-mail deve estar sempre entre 450px a 550px.
  • Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.

Imagens:

As imagens são ponto fundamental em qualquer peça publicitária. É através dela que conseguimos encantar o leitor que, a partir daí, irá se interessar pelo restante do conteúdo. Para que você não perca essa “arma” na divulgação é bom seguir as dicas.

  • As imagens devem vir em links absolutos. Elas devem estar hospedadas em um servidor.
  • Use a tag ALT. Garanta que mesmo quem não visualizar suas imagens, tenha uma ideia do que estaria ali.
  • Não coloque imagens de fundo na tag body do HTML do seu e-mail.

Links:

Vejas as melhores práticas para usar links em seu e-mail marketing.

    • Urls pequenas e intuitivas.

- Melhor: www.dominio.com.br/campanha;
- Pior: www.dominio.com.br/fmkt005/clientecorp/mpr/123;

  • Use o target = “_blank” para que o link seja aberto em uma nova página.
  • Utilize no máximo de 32 links. Quanto menos, melhor.
  • Use sempre o método GET para passagem de parâmetros.

Obrigatório ter:

  • Link de “caso não visualize”: Apontando para a URL onde está o seu e-mail marketing publicado na web.
  • Link de optout (possibilita que o usuário possa retirar seu e-mail do cadastro).
  • E-mail de resposta válido. Possibilite que a pessoa responda seu e-mail.

Não pode ter no corpo do e-mail:

  • Flash, javascript, iframe, ilayer, divs absolutas, vídeo.
  • Anexos.

Formulários:

  • Evite o uso de formulário no e-mail. Prefira um link apontando para uma URL externa onde ele possa preencher.

Conclusão
Estas orientações servem de guia para a montagem da peça de e-mail marketing, mas nada impede que você faça diferente. O importante é conhecer as regras para poder quebrá-las. Seu público é que vai dizer qual a melhor forma de e-mail.


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