O aumento da sociedade digital

17 de maio de 2013 por com 0 e 0
Início > Blog > Blog > O aumento da sociedade digital

aumento_vendas_internet-futuro_marketing-digital

A Agência Brasileira de Notícias, divulgou na última quinta-feira, dia 16/03, dados da pesquisa realizada pelo IBGE, que quantificou o acesso dos brasileiros a Internet.

Os dados foram colhidos em 2011, e mostram um crescimento impressionante em relação à última pesquisa realizada em 2005. Os números mostram o aumento de usuários de todos os sexos e idades.

Entre os jovens, a porcentagem de usuários continua sendo maior, dos jovens de 15 a 17, os usuários chegam a 75,1%. Dentre as pessoas com alto grau de instrução, com mais de 15 anos de estudo, o nº de usuários chega a 90,2%. Em 2005 as mulheres representavam 20,1% dos acessos a internet. 6 anos depois, este número aumentou mais de 100% e hoje representa 46,1% dos acessos.

Além do crescimento da “população virtual” ser evidente no Brasil o número de pessoas dispostas a comprar pela internet, só aumenta. De acordo com a E-bit, empresa especializada no setor, as vendas pela internet tem previsão de crescimento para este ano de 25% com relação ao ano de 2012.

Já prevendo grandes eventos no país como, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, os números podem chegar a 28 bilhões este ano.

E para quem não confia tanto em previsões, os números do ano passado endossam esta expectativa. Em 2012, cerca de 9 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra online. Os produtos preferidos desses novos “ e-consumidores”, foram roupas, acessórios e cosméticos.

Segundo a Associação Brasileira de E-commerce (ABComm), o crescimento em relação a 2011 foi de 29%, com um total de R$24,12 bilhões movimentados, o que superou a expectativa de R$23,4 bilhões estimado pelas empresas especializadas.

Estes dados trazem um alerta às empresas que ainda imaginam a internet como um público homogêneo e elitizado. O poder de compra aumentou, o número de estabelecimentos que oferecem a conexão gratuita a rede também, além disso, temos 115,4 milhões de telefones celulares em atividade no país. Os acessos mobile não foram levados em consideração na pesquisa do IBGE.

A rede foi democratizada, em um caminho sem volta. Este público diversificado tende a consumir mais e também a exigir mais dos produtos digitais.

Não entender o potencial e a necessidade de uma comunicação adequada para este canal pode distanciar o seu negócio da concorrência de uma forma significativa e trazer reflexos negativos ao dito “Mundo Físico”.


Gostou do nosso post? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que nós responderemos.