Os cinco assuntos mais comentados em marketing digital em 2014

4 de agosto de 2014 por com 0 e 1
Início > Blog > Blog > Os cinco assuntos mais comentados em marketing digital em 2014

Há uma linha tênue ao se afirmar que algo é “tendência” ou apenas “modinha”. Estas discussões sempre são as mais exaltadas dentro da agência. Também compreendemos que os assuntos mais comentados durante o nosso dia podem mudar muito daqui a poucos meses. Resolvi listar os 5 assuntos mais comentados (só pra entrar na moda das listas! Rs) e falar um pouco sobre cada um deles. O objetivo é ampliar o debate com parceiros e amigos, o que para nós é muito prazeroso. Em nenhum momento me aprofundarei nos temas, espero ir fazendo isto junto com vocês.

1 – Storytelling

É o inegável primeiro lugar para mim. Parece que tudo se resumiu a contar uma boa história. Grandes anunciantes, mídia, designers, programadores: todo mundo fala sobre o assunto. Eu reconheço que contar uma boa história faz  parte de uma boa estratégia de marketing. Eu mesmo adoro contar histórias, principalmente engraçadas. Só temos que ficar antenados ao fato de que, nem todos são contadores de histórias de fato. Na crítica disso está o designer Stefan Sagmeister (que fez as capas de CD’s de “bandinhas” como Talking Heads e Rolling Stones). Para ele a storytelling virou uma piada a partir do momento que todos do meio andam se intitulando “contadores de história”. Para ele os verdadeiros contados de história são os escritores e roteiristas. Ele acredita nas boas histórias, mas acreditam que o termo anda tão usado que perde até sua importância e referência. Ele reforça: seja honesto e isso já é meio caminho andado.

Veja o vídeo da crítica (em inglês) http://vimeo.com/98368484



story-telling-fmkt

2 – O Conteúdo é o rei

OK eu poderia colocar um rei mais legal, mas me perdoem eu gosto tanto de GOT! ;-) Conteúdo tem muito a ver com o  primeiro item da lista. O conteúdo é o rei! Quantas vezes ouço a reclamação: – “Meus likes não estão aumentando!”. A resposta mais provável é que o conteúdo não é relevante para quem chegou a fonte. Eu não acredito muito em likes e retweets. Prefiro apostar minhas fichas no engajamento e na interação, mas para isso é preciso ter conteúdo relevante. Do que adianta ter muitos likes se eles não são interessantes não é mesmo? Engajamento já!


joffrey

3 – Design

Continua forte nas discussões. Principalmente com a moda/tendência (?) do flat design, as formas skeumórficas do iOS, dentre outras. Tem gerado acaloradas discussões. Eu particularmente gosto mais do design flat, até porquê temos a tal overdose de informação que disputa nossa atenção. O design flat é mais simples, não tem nota passando. Como sempre gostei do “menos é mais” o flat design veio de encontro as minhas aspirações minimalistas. O realismo continua vivo e muitas vezes necessário. Se você também é fervoroso adepto de uma ou outra corrente, aproveite e jogue no link abaixo: flat design X realismo. Muito bacana!

http://www.flatvsrealism.com/


Flat-design-vs-realismo

4 – UX (User experience)

Tá ai um tema que eu sempre me interessei mesmo sem saber o jargão. Onde quer que eu vá eu sempre observo a experiência como usuário. Se a xícara de café é firmemente segura pela mão, se a cadeira onde me assento é confortável e ergonômica e por ai vai. Claro que se encaixa muito bem no assunto o design de interação. Afinal tudo deve ser feito para proporcionar uma experiência positiva durante nossa interação com espaços e coisas. dns server A pergunta que me faço é: – Porque tantas coisas nos proporcionam péssimas experiência quando poderiam ser diferentes? No mundo online é a mesma coisa, cada site ou app conduz a uma experiência única. Espero que a sua em nosso site e blog esteja sendo legal!


Tríade-da-Experiência-Digital

5 – Mobile

Um mundo novo de possibilidades. Dado o crescente uso de smartphones no brasil torna-se uma tendência real na qual estaremos empenhado daqui pra frente. Dos anúncios aos games, vamos discutir o nosso vício de smartphones e de estarmos conectados o tempo todo. Ainda mais no Brasil onde as pessoas se conectam cada vez mais via mobile.

E você? Concorda com os 5 tópicos? Quais são os seus assuntos mais discutidos no momento?

Até o próximo post!


Mobile-Ads
Summary
Article Name
Os cinco assuntos mais comentados em marketing digital em 2014
Author
Description
Há uma linha tênue ao se afirmar que algo é “tendência” ou apenas “modinha”. Estas discussões sempre são as mais exaltadas dentro da agência.